É muito comum, na correria cotidiana das agências, o assessor produzir um grande mailing que dê conta de todas as vertentes que a pauta pode ter e enviar, de uma só vez, um único texto para todos e ficar frustrado com o baixo retorno dos jornalistas e com a inexistência de publicações orgânicas.

A estratégia para se obter sucesso na divulgação de pautas é essencial! Vamos a algumas dicas que podem te ajudar!

1º Você conhece o seu público?
A rotina e o comportamento dos jornalistas que atuam em veículos impressos, online, rádio ou televisão pode ser bastante variado e conhecer essas nuances é determinante para sua divulgação.

O jornalista dos veículos web possuem maior flexibilidade de horários para a atualização de conteúdos online, já os que atuam no canal impresso, principalmente os de fechamento diário, costumam começar o expediente mais tarde e quase nunca recebem pautas após o horário do almoço. Então, o que adianta fazer um grande mailing misturando editorias e tipos de veículos se a grande maioria dos destinatários nem sequer vai ler sua sugestão?

Você precisa conhecer o perfil dos principais veículos que deseja atingir. E isso você só vai conseguir perguntando!

2º Faça vários mailings
Depois de conhecer melhor como trabalham as redações, faça mailings segmentados por editoria e tipo de veículo e envie conforme o melhor horário para cada público. Fazer um texto com abordagem específica para cada editoria, também é válido, pois a chance da pauta certa cair nas mãos do jornalista certo é maior. Veja mais sobre isso aqui

3º Fragmente o disparo do release
Na hora de enviar, você terá um texto com abordagem direcionada para cada mailing previamente selecionado. Com isso, agora é hora de montar um ótimo assunto de e-mail que desperte a atenção do jornalista para o universo da editoria que ele cobre. Veja aqui como criar assuntos de emails.

Mesmo que este processo leve um pouco mais de tempo, as chances de conseguir melhorar o retorno dos jornalistas aumentam, e consequentemente, você também despertará o maior interesse dos mesmos pela sua fonte, que por sua vez poderá receber um clipping com maior diversidade de publicações.

Então, mão à obra!

Marque aqui embaixo se este conteúdo foi útil para você!
Abraços
Sucesso do Cliente

Encontrou sua resposta?